Como vender métodos ágeis? Como convencer meu chefe?
Talvez esses sejam os questionamentos mais comuns para quem está iniciando ou querendo iniciar a utilização de métodos ágeis. E agora, irei demonstrar os 05 passos que vão fazer você ser escutado e levado a sério.
Antes de tudo, você tem que parar de tentar “vender” os métodos ágeis como um vendedor comum. Ou seja, parar de ficar falando dos benefícios que a sua empresa terá, dos ganhos, da economia e etc…. isso não funciona e não é assim que você vai conseguir.
Para vender qualquer coisa, seja ela um sapato ou os métodos ágeis você tem que demonstrar a transformação que ela irá trazer a sua realidade.
Por exemplo, suponhamos que você tenha um carro. Você não troca por que deseja andar de carro. Provavelmente você deseja trocar por outros motivos como: economizar combustível, ou status (carro melhor) ou porque precisa de um carro maior.
Enfim, perceba que o principal beneficio (te transportar) não foi citado. Concorda?
Logo, não é falando dos benefícios que você vai conseguir, é demonstrando com os métodos ágeis podem transformar sua empresa.
01. Como vender métodos ágeis: Identifique as dores!
O primeiro passo é identificar a maior DOR que sua empresa tem, perceba que não é a sua dor e sim a da empresa, portanto, o seu feeling não vai ter ajudar muito. Não é falando dos seus problemas que você vai conseguir ser escutado. Veja o vídeo abaixo, onde falo um pouco sobre isso:
Gostou do vídeo? Se inscreva no canal e acompanhe os novos vídeos semanais.
Conhecer o real problema que sua empresa tem vai ser a chave do sucesso da sua empreitada. Um conselho é validar com outras pessoas qual é essa dor e qual o impacto dela no dia-a-dia da empresa, ou seja, esse problema pode trazer impactos financeiros, de entrega, qualidade…
Quer saber como vender os métodos ágeis? Então primeiro, descubra o real problema da sua empresa.
02. Como vender métodos ágeis: Qual a solução?
Uma vez que você identificou o problema, agora é encontrar a solução para ele.
É bem provável que ao identificar a dor você também deve ter passado pela solução. A grande dica aqui é, entender com os métodos ágeis podem ajudar a resolver esse problema.
Por exemplo, se a dor for a margem dos projetos (lucro), os métodos ágeis vão ajudar na produtividade, uma vez que times ágeis chegam a ser até 400% mais produtivos, segundo o Jeff Sutherland, em seu livro Scrum: A arte do dobro na metade do tempo.
Ou seja, se você é mais produtivo, é porque você produz mais em menos tempo, logo, você terá um impacto direto na margem dos projetos da sua empresa.
Isso vai acontecer em tudo, se o problema for gestão de escopo ou qualidade da entrega, você tem que entender como os métodos ágeis contribuem para a solução.
Como vender os Métodos Ágeis? Um dos passos é descobrir como ele vai resolver os problemas que você tem.
03. Como vender métodos ágeis: Medindo o problema
Agora você já sabe o problema, e já conhece a solução, o que falta agora é medir.
Simples assim, você tem que começar medir os “estragos” causados. Levante dados relevantes, que façam sentido, aqui vale muito mais a informação do que um gráfico bonito.
Digamos que você tem um problema de prazo, ou seja, não consegue cumprir os prazos e acordos com o seus clientes. Nesse caso, uma boa métrica é a Satisfação do Cliente.
Perceba que, provavelmente os clientes estão insatisfeitos, mas ai você irá justificar com as informações de prazo. Relacionando diretamente que seu cliente não está feliz por que você não cumpre os prazos e acordos.
O passo aqui é levantar os números e com eles demonstrar os problemas de uma maneira mais estruturada.
04. Como vender métodos ágeis: Crie fatos e embasamento
Não cometa o erro de levantar os números e já sair tentando vender os métodos ágeis, mesmo com os números, a solução e o problema mapeados, eu garanto, não vai funcionar.
É exatamente esse passo que muita gente esquece ou não faz. Para você ser ainda mais certeiro, você vai precisar de fatos e embasamento do que você está falando.
Logo, a principal arma aqui são os cases.
Procure empresas e/ou pessoas que resolveram o mesmo problema que você tem, veja como foi feito, quais os ganhos e como está atualmente. Um bom case vai trazer credibilidade para o que você está falando.
Outro ponto que agrega muito são as pesquisas, State of Agile, Chaos Report e por ai vai. Elas geralmente tem informações que serão de muita importância para embasar o que você vai defender.
Como vender os métodos ágeis? Nesse passo é: Crie embasamento.
05. Como vender métodos ágeis: Demonstre
Com todas as informações em mãos, chegou a hora de demonstrar e aqui novamente muita gente erra e feio. Não vá defender seu ponto de vista sem estar com a informação estruturada.
Afinal de contas, você deseja começar a mudar como as coisas funcionam, certo? Não vai ser com uma conversa informal que isso vai acontecer.
O passo aqui é, estruture a informação, principalmente teste em algumas pessoas, além de validar a sua leitura ainda vai gerar aliados na jornada.
Quando estiver tudo estruturado, crie a oportunidade de falar ou demonstrar, como?
Você vai falardo principal problema (que você já identificou), te garanto, irão te escutar. Afinal de contas, quem não quer falar sobre os seus próprios problemas?
Seguindo esses passos é a maneira que funcionou em várias situações comigo, e em todas consegui iniciar uma mudança e com apoio da empresa.
Quer saber como vender os métodos ágeis? Acredito que agora você já sabe, é fazer esse passo-a-passo que te garanto, que pelo menos ser escutado você vai ser.
Já tentou vender os métodos ágeis antes? Compartilhe com a gente nos comentários como foi, o que deu certo e o que não deu.
Desejo uma boa jornada pra você!
[epico_capture_sc id=”348″]