fbpx

Desenvolvimento de Equipes: 5 estágios de transformação de um time de desenvolvimento

Quais são as características de bom time de desenvolvimento? Como é o desenvolvimento de equipes de desenvolvimento?

Eu particularmente já atuei com vários times de desenvolvimento. Posso afirmar que é um desafio muito intenso e até emocionante o de formar um grupo de pessoas em um time de alta performance.

Mas ainda vejo muitos times ficarem pelo caminho do desenvolvimento de equipes e não atingindo assim o máximo do potencial que poderia alcançar.

Continue lendo, para entender quais são os estágios de desenvolvimento de equipes.

Padrão de Desenvolvimento de Equipes

Pessoas que já fizeram parte de um time de sucesso, provavelmente irão reconhecer que o caminho é complexo. Muitos fatores influenciam seu time e sua dinâmica. É necessário muita resiliência e coragem para percorrer todo o caminho.

Mas apesar do todo esforço e energia, uma vez que você esteve lá, não vai mais querer voltar.

Algumas características aqui apresentadas serão especificas para o mundo do software, mas um grande número delas pode ser válido para qualquer equipe que você esteja nesse momento.

O padrão de evolução é incremental, em cada estágio e esperado que os benefícios esperados da equipe cresçam. Cada estágio é um “upgrade” do anterior, ou seja, as características são acumuladas.

Sem mais explicações, vamos a casa estágio de evolução.

O Grupo

Desenvolvimento de Equipes - O Grupo

Desenvolvimento de Equipes – O Grupo

Todo novo time é na verdade um grupo de pessoas. Nesse estágio inicial as pessoas estão procurando por estabilidade, tranquilidade e um sentimento de que pertence aquele time.

Os membros do time estão descobrindo um ao outro e o seu lugar no time. Como resultado disso as pessoas tem uma postura mais observadora e tímida ao invés de mostrar o seu verdadeiro eu.

Nesse estágio os membros do time estão focados em sim mesmos e comprometidos com suas metas pessoais. Cada individuo independente do grupo, tem seus próprios padrões. Esses padrões individuais vão determinar como as pessoas irão se respeitar mutuamente.

Cada individuo traz suas próprias práticas para o time e busca aplicar ele mesmo. Forçando aplicar essas práticas em outros membros do time. Conflitos aparecem, mas ficam internamente, até que os membros do time se sintam seguros em compartilhar.

Se existir uma Definição de Pronto, é comum ser um apanhando de práticas apresentadas pelo membros mais experientes do time.

Dentro do Sprint, cada individuo tipicamente trabalha em suas atividades. Um vez terminado as atividades, os membros do time costuma puxar atividades de sua área de experiencia.

A Tempestade

Desenvolvimento de Equipes - A Tempestade

Desenvolvimento de Equipes – A Tempestade

Sentindo mais segurança, os membros do time irão começar a caminha para um entendimento comum. Como se sentem mais seguros, as pessoas do time começam a se abrir gradualmente umas para as outras.

Embora ele se abram, ainda sim, só confiam em si mesmos.

Como resultado de estarem mais abertos, as pessoas começam a aprender as suas diferenças, desapontamentos e conflitos irão aparecer, e resolver conflitos, significa ter que abandonar certos dogmas.

  • Quando os dogmas desaparecem, respeito aparece. Assim, várias idéias diferentes, podem levar a novos conceitos sobre os outros membros.
  • Quando os dogmas permanecem, pessoas irão tentar convencer a outras a usar as “suas” práticas. Logo, essa busca pela influência, pode gerar confrontos de personalidade e mais conflitos, e assim as pessoas podem se fechar novamente.

O sentimento de segurança das pessoas irá aumentar ou diminuir depois dos primeiros conflitos.

Agora que as pessoas conhecem os práticas de cada uma, eles começam a discutir e formar uma opinião sobre as melhores práticas. Uma primeira definição de pronto surge com consenso. Porém, essa definição de pronto, ainda não é utilizada ativamente, porque as pessoas ainda estão aprendendo sobre as práticas adquiridas.

Uma vez que não existe um entendimento comum ainda. O time tem dificuldades de se comprometer com a meta do Sprint.

[epico_capture_sc id=”409″]

O Time

Desenvolvimento de Equipes - O Time

Desenvolvimento de Equipes – O Time

Um verdadeiro Time irá emergir quando membros individuais puderem superar suas diferenças. Conflitos, egos e dogmas dão lugar a novas idéias e ao encontro de um fundamento, uma base comum. Esta base comum leva a objetivos compartilhados, mais transparência e foco no Time.

Nesse momento, metas e padrões vão se tornando claros e sendo absorvidos por todos.

Sucesso é realmente medido e o comprometimento cresce de forma gradual com ele. Alguns dos membros do Time de Desenvolvimento começam a se mostrar realmente confiáveis.

Diariamente o respeito e a confiança aumentam.  A segurança cada vez maior leva à necessidade de relações e amizades mais íntimas. Membros do Time começam a compartilhar coisas pessoais e participam regularmente de eventos sociais.

O time começa a admitir erros e a aprender com eles.

A equipe ainda tem vários conflitos. Conflitos são mal vistos e os membros tentam evitá-los. Times querem completa estabilidade, então membros ficam receosos em compartilhar as ideias mais controversas.

Práticas como Pair Programming, TDD e CI levam as práticas de um estágio pessoal para um estágio de time.

Retrospectivas se tornam um lugar onde pessoas não apenas reclamam mas, na verdade, discutem melhorias e novos padrões. A definição de pronto é agora usada regularmente por cada membro do time. Na Daily Scrum, as pessoas pedem e oferecem ajuda.

A Família

Desenvolvimento de Equipes - A família

Desenvolvimento de Equipes – A família

Numa Família há respeito entre os membros do Time de Desenvolvimento. Nós aprendemos a superar nossas diferenças e a confiar nas bases de tudo que fazemos.

Numa Família nós vemos o surgimento de conflitos construtivos; membros lidam cuidadosamente com conflitos a fim de se tornarem melhores em qualquer coisa que façam.
Todo membro da família é comprometido e responsável.

As pessoas estão começando a desenvolver comprometimento e responsabilidade no nível de time. Metas de Sprint são determinadas durante a Sprint Planning e os membros do time ousam reclamar quando esta meta está sob pressão.

Os indicadores de desempenho não são apenas ‘pornografia pra gerente’ mas eles são realmente orientados pelo comportamento do time (“Nós vamos ter certeza de que terminaremos o que nós acordamos”). Os membros do time medem sua própria performance e melhora seus indicadores para terem maior controle.

Os primeiros, realmente tangíveis, resultados começam a aparecer sob a forma de entrega frequente de valor. Os eventos estão acontecendo mais suavemente agora. Cada membro do time sabe o propósito de cada evento Scrum e o Scrum Master não precisa ficar lembrando isso a todos.

Sucesso leva a melhora na auto-estima das pessoas e leva a realizações. Pessoas se tornam mais motivadas, qualificadas e competentes.

Os membros do time regularmente vão a eventos e saem em busca de aprendizado de novas práticas e compartilhar conhecimento. Poucos membros do Time de Desenvolvimento demonstram comportamento autônomo, eles tomam decisão sem a necessidade de supervisão. Mais e mais decisões intuitivas são tomadas, baseadas nas experiências adquiridas.

As pessoas também permitem mais divergências, porque notam que a variedade de opiniões leva a um maior número de opções e melhores soluções.

Multidisciplinaridade no time começa a fazer com que uns assumam o trabalho dos outros, pois o time valoriza atingir a meta do Sprint mais do que trabalhar em suas próprias disciplinas.

Técnicas como swarmimg (membros do time coletivamente concluindo tarefas em andamento antes de mover para uma nova tarefa) e utilização de pair programming começam a aparecer.

Entrega contínua e Integração Contínua estão se tornando padrão nos times.

O time começa a experimentar compartilhamento de novas práticas e padrões melhorados. A definição de pronto é continuamente usada, desafiada e atualizada se necessário. Está tudo bem se erros forem cometidos desde que gere aprendizado.

A Matilha

Desenvolvimento de Equipes - A Matilha

Desenvolvimento de Equipes – A Matilha

Viver numa família já é bom, mas uma vez que você estiver numa Matilha você vai experimentar do que um excelente Time de Desenvolvimento é feito. Os membros de um time Matilha são corajosos, se destacam na multidão. Eles ousam ser diferentes e nadar contra a correnteza.

Em vez de viver sob regras, pessoas numa Matilha fazem as regras; eles continuamente determinam novas práticas ou refinam as práticas existentes. Eles ensinam uns aos outros, mas também ensinam pessoas de fora do time sobre boas práticas e como trabalhar bem.

A definição de pronto pode até estar no papel, mas a Matilha não precisa de papel: boas práticas estão na mente de cada indivíduo o tempo todo.

Novos trabalhos são terminados algumas vezes por dia e com um aperto de botão o time é capaz de entregar funcionalidades de alta qualidade e que gerem valor aos clientes.

Não existe mais medo de conflito e as pessoas exigem debates. Há responsabilidade e disposição para continuamente confrontar uns aos outros com questões difíceis. Os membros do time confiam cegamente uns nos outros e respeito está no DNA de cada um.

Erros são obrigatórios e quando acontecem, são celebrados. Não há bem maior que aprendizado contínuo, criatividade e atingir o potencial completo de uma pessoa. Pessoas em uma Matilha são altamente qualificadas e autônomas. Divergências são esperadas, pois é disso que você precisa para se tornar melhor.

Cada evento tem um resultado claro e as regras de engajamento estão na mente de todos.

Em quase todo Sprint o time atinge seus objetivos e algumas vezes excedem as expectativas. Além de um objetivo claro, a Matilha tem uma visão de futuro. Eles ajudam seus clientes a se tornarem mais bem sucedidos.

Conclusão

Agora que você já viu os níveis de evolução de uma equipe de desenvolvimento. Descobrir as medida a que deve tomar e ter ciência que estar nos estágios intermediários não é nenhuma vergonha. Afinal de contas, um Matilha passou por todos os estágios.

Ter um bom Scrum Master, vai auxiliar a equipe a passar pelos estágios de evolução, o que não pode acontecer é o time ficar estacionado em algum deles.

Criar um time Matilha é desafiador e ao mesmo tempo recompensador. Mas, manter um time nesse estágio talvez seja a tarefas mais difícil e desafiadora de um Scrum Master.

E o seu time?

Em qual estágio seu time está? Compartilhe agora nos comentários, fale um pouco dos desafios que vocês tem enfrentado.

Gostou desse post? Então você vai querer ler também A Evolução do Scrum Master.

Gostou do conteúdo, então coloque seu e-mail abaixo e receba principais as novidades do Método Ágil.

[epico_capture_sc id=”348″]

* Esse post foi traduzido com a autorização do Ron Enringa (Thanks, Ron!) a versão original se encontra aqui.

Share

Roberto Brasileiro

Desde de 2007 atua com Gestão de Projetos utilizando Métodos Ágeis, estendendo sua atuação para formação de pessoas e times de alta performance através de processo de Mentoring e acompanhamento.Já entregou valor nos mais diversos ramos como: Financeiro, Mineração, Educação, Automação e Telecom.Atualmente compartilha experiências através do MétodoÁgil.com (blog que Fundou em 2017) com textos, vídeos e ebooks. Também é Palestrante e Facilitador oficial de Management 3.0

You may also like...