Eficiência e Eficácia: Será que devemos equilibrar?
Se existe um assunto que está em evidência é a discussão entre ter Eficiência e Eficácia. Mas e ai? Será que devemos priorizar um dos dois? Ou seria melhor equilibrar essa balança?
Não existe mágica, mas nesse caso existe um conceito que, no meu ponto de vista, é o perfeito equilíbrio entre a Eficiência e Eficácia. E esse conceito é o Manifesto Ágil.
Ai você deve estar pensando, como assim? Se o Manifesto não fala nada sobre Eficiência e Eficácia, como ele pode ser a perfeita balança entre os dois?
Pra você entender o que quero dizer, vamos ter que aprofundar um pouco mais sobre o que é Eficiência e o que é Eficácia. E também em como esses dois conceitos se relacionam.
De onde vem a Eficiência?
O século XX pode sem dúvida nenhuma ser chamado de: “O século da Eficiência“, concorda? Afinal de contas, nesse século tivemos dois fatores primordiais para contribuir com a formação do conceito da eficiência, e esses fatores foram: Guerra Mundial e Crescimento populacional.
Pense rápido e responda: Quem você acha que ganhou a guerra mundial?
Você deve estar pensando, “Claro, que quem tem a melhor estratégia e exercito“. Se você acredita nisso, sinto te informar, mas você está errado.
Quem ganhou a guerra foi quem tinha o maior poder de fogo, ou seja, era quem PRODUZIA mais armas, aviões, tanques e etc em menos tempo. Esse foi um fato determinante na guerra mundial.
Em resumo, a vitória da guerra foi a vitória da eficiência! Ou seja, quem produziu mais em menos tempo. Isso é eficiência, produzir cada vez mais em menos tempo.
Mas não foi só a guerra que fez o século XX se tornar o século da eficiência, o crescimento populacional foi determinante, talvez até mais.
[epico_capture_sc id=”409″]
Crescimento populacional impulsionou a eficiência das organizações
Durante o século XX a população mundial triplicou, de 2 bilhões para 6 bilhões. E isso impacta diretamente o consumo. Obrigando as industrias a serem mais eficientes ao produzirem qualquer coisa, uma vez que a demanda crescer absurdamente.
Se eficiente é ser capaz de fazer bem, algo em grande quantidade. Como por exemplo, produzir um lápis ou uma caneta. Antes para produzir uma caneta uma industria levava alguns dias e hoje com certeza deve levar menos de uma hora.
Percebeu? A caneta não mudou em 100 anos, o que mudou foi a eficiência do processo de produção.
E a Eficácia? Por que devemos ser eficazes?
Se o século XX é o século da eficiência, será que podemos chamar o século XXI de Século da Eficácia?
Bom, na minha opinião, sim. Mas isso por que estamos vivemos a chamada Era da Informação.
Atualmente temos tudo na palma da nossa mão, se acontecer algo histórico no Japão, vamos com certeza ficar sabendo praticamente instantaneamente. Concorda?
A informação está em todo lugar e ainda temos um complicador, ela muda a cada minuto, segundo… ela se transforma rapidamente. Ou seja, ela é muito volátil.
Informação transformada em inovação
E a informação tem mais um característica fundamental, que é quando adicionamos a experiência de alguém a ela, vai ser criado um conhecimento. E esse conhecimento pode gerar inovação. Isso devido aos conhecidos Trabalhadores do Conhecimento.
Essa transformação da informação em inovação, através do conhecimento das pessoas é que gera o dinamismo imprevisível. Essa imprevisibilidade tem feito empresas quebrarem do dia pra noite e têm criado novas organizações, também do dia pra noite.
A eficácia e a imprevisibilidade
E ai você deve estar pensando, poxa, mas as empresas não se tornaram altamente eficientes? Donas de um processo extremamente maduro, que suportaram guerras mundiais e crescimentos populacionais astronômicos. Por que elas então sofrem com tanto no século XXI?
A resposta é muito simples, quando se tem produção em linha, ou já se conhece o produto é, teoricamente, mais fácil de você conseguir otimizar o seu processo em busca de redução de custos e prazos.
Vamos voltar ao exemplo da caneta, a organização já conhecia o produto que queria produzir, assim, otimizar o processo é mais fácil. Afinal de contas, você já sabe o que vai produzir.
Agora falando em um produto como um APP, normalmente o que se tem é um objetivo. Agora o como fazer não é necessariamente idêntico ao como fazer de outros APP’s. Concorda?
E ainda tem mais uma variável, pode ser que você faça o MELHOR app do mundo, mas o seu usuário não goste. Ou não era o que ele queria e assim ele vai procurar outra empresa/produto que vai atender melhor as expectativas dele.
[epico_capture_sc id=”348″]
Tenha Eficiência e Eficácia
Por isso ser Eficaz é necessário, principalmente em um mercado altamente imprevisível.
E ser eficaz é acertar exatamente o que seu cliente deseja, é resolver uma dor dele. Isso é ter eficácia.
Ai você deve estar pensando, “Mas então, como descobrir o que ele (cliente) deseja?” – A resposta: Experimentando, validando e adaptando. Em outras palavras, errando rápido, para acertar mais rápido ainda.
Você precisa testar hipóteses com o seu cliente final, para assim conhecer melhor os desejos dele e dessa maneira corrigir a rota e se aproximar do melhor resultado possível para ele.
Resumindo, ter EFICÁCIA é a chave do sucesso!
Mas pense bem, na Era da Informação, onde tudo é muito dinâmico e volátil, será que existe tempo para experimentos?
A resposta é sim! Mas desde que, seu processo seja EFICIENTE. Em outras palavras, você deve fazer a melhor coisa possível (eficácia) no menor tempo possível (eficiência).
Como ter Eficiência e Eficácia?
Será que existe uma resposta pra isso? Claro que sim, o Manifesto Ágil é essa resposta.
Imagino que você saiba que o Manifesto Ágil é pautado em 04 valores, onde está claramente presente o equilíbrio entre a Eficiência e Eficácia.
Mas como? Se em nenhum dos valores essas palavras são mencionadas?
Ok, vamos entender melhor então, abaixo os valores do manifesto ágil:
Ou seja, mesmo havendo valor dos items da direita, damos mais valor aos itens da esquerda.
Bom, até ai tudo bem. Mas onde está a Eficiência e Eficácia na história toda? Vamos começar a entender melhor, valor por valor.
Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
Se você “quebrar” no meio, o lado direito seria “Processos e Ferramentas“, ok? E quando falamos de processos e ferramentas afirmando que devemos ter processo maduros e ferramentas de gestão, controle e etc. Ou seja, estamos falando em ser EFICIENTE.
Agora, quando pegamos o lado esquerdo “Indivíduos e Interações“. Nesse ponto estamos falando da interações entre as pessoas do time, ,que nesse caso inclusive, são Trabalhadores do Conhecimento, ou seja, transformam informação em inovação, através de experimentos, validações e adaptações. Logo, estamos falando da EFICÁCIA.
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Seguindo a lógica de quebra no meio, no lado direito, teremos “Documentação Abrangente“, você consegue ver algo que mais remete a eficiência do isso? Ter documentação é necessário, faz parte da otimização do meu processo de produção.
Já Software Funcionando é o valor mais evidente de Eficácia. Percebe, que não importa ainda se é o software certo, mas já é a teste de hipótese, a validação direto com o seu cliente ou usuário. Isso é ser eficaz.
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Ainda quebrando os valores, Negociação de Contrato, é o lado da eficiência, ou seja, você precisa saber quanto seu cliente vai pagar, para saber como e o que você deve otimizar em seu processo para reduzir os custos. Isso é eficiência.
Agora, Colaboração com o Cliente, é ser extremamente eficaz. Afinal de contas, aqui você está sendo parceiro do seu cliente, mostrando pra ele o que realmente agregar valor pro negócio dele, aqui você está querendo fazer a coisa certa. Em outras palavras você está sendo eficaz.
Responder a mudanças mais que seguir um plano
Esse é o que eu, particularmente, mais gosto. Seguir um plano, talvez a primeira prática de otimização de um processo de produção é a criação de um plano, que irá te garantir uma alta eficiência em seu processo.
Mas esse plano vai mudar, vai mudar com base no que você entregar e ai, Responder a Mudanças vai ser necessário. Em outras palavras, você vai ter que adaptar e validar novamente até acertar a melhor solução. Isso é ser eficaz.
Concluindo…
Ter Eficiência e Eficácia é necessário no mundo de hoje, principalmente quando estamos falando de tecnologia, produtos e desenvolvimento de software.
E nesse momento, na me tira da cabeça que o Manifesto Ágil, através dos 04 valores é a materialização perfeita do equilíbrio entre Eficiência e Eficácia.
Assim, se existe alguma dúvida de que os Métodos Ágeis sem dúvida algum, são as melhores ferramentas para você equilibrar o seu processo e conseguir de maneira extramente eficaz fazer a coisa certa para o seu usuário ou cliente.
E ai, tem alguma dúvida do que falei? Deixa um comentário e vamos falar mais sobre.