fbpx

As 10 Principais características do Papel do PO e como cada uma delas gera resultado

Qual o papel do PO?

Pergunta fácil de responder, certo? Mas será que o papel do po é fácil de ser executado?

Acredito que o papel de Product Owner será em pouco tempo o papel mais disputados pelas empresas, seja de consultoria ou produto.

Hoje o PO é fundamental para um produto de sucesso, seja ele um aplicativo ou um sistema de controle de frotas. Para ter sucesso em qualquer projeto utilizando Scrum, com certeza esse sucesso passa muito forte pela maneira como foi desempenhado papel do po.

Apesar de existirem excelentes Gerentes de Produtos ainda não conseguimos ver a mesma proporção de excelentes PO’s. E esse é o motivador de texto, descrever de forma simples e direta o que considero as 10 principais atividades que compõe o papel do po.

01. Manter vivo o Product Backlog

Papel do PO - Product Backlog Vivo

Papel do PO – Product Backlog Vivo

Product Backlog é o artefato que vai guiar todos em direção ao objetivo a ser atingido. É nele que serão refletivas todas as mudanças, é nele que estarão todos os itens a serem desenvolvidos e é nele que estará materializado o valor de negócio.

É comum a PB ser utilizada para gerar um roadmap ou release plan e só, pronto, morreu. Ficando aquela lista de itens (normalmente uma planilha) jogada de lado, sem ninguém mais dar importância.

Logo, vão surgir discussões como: Por que esse item deve ser feito agora? Qual o valor de negócio dessa funcionalidade?

Um product backlog deve refletir cada discussão, cada alteração, cada nova informação. Ou seja, ele é uma foto atual do que realmente vai ser feito em seguida.

Quando a PB está viva é garantia de um trabalho sem desperdícios, garantindo assim todos focados no que REALMENTE gera mais valor naquele momento.

Quer desempenhar um bom papel do po? Mantenha vivo o Product Backlog.

02. Identificar e Entender o que é valor para o cliente

Papel do PO - Entender o Valor de Negócio

Papel do PO – Entender o Valor de Negócio

Entender o que é valor para o cliente é essencial para garantir o maior ROI possível. Por isso, o PO deve saber identificar e entender muito bem quais são os valores que o cliente deseja atingir.

Muitas vezes (pra não falar em todas) o cliente vai achar que sabe qual é o valor de negócio, enquanto na verdade não vai passar de um crença dele. E advinha, de quem é o papel de reverter isso? Claro, é o papel do po.

Mas como o Product Owner vai fazer isso? A resposta é: Estudo de Mercado.

Um PO deve estudar o mercado como ninguém, entender as dores do usuário e mapear as oportunidades de como resolver os problemas existentes. Identificar as fraquezas e pontos positivos de seus concorrentes, ou seja, conhecer tudo e mapear o melhor caminho.

Números! Ter o mercado em números é fundamental: qual funcionalidade é a mais usada, qual a maior dor e porque, o que o usuário mais deseja.

Enfim, embasar o seu estudo é uma forma de demonstrar com clareza o que fazer e que direção seguir.

03. Priorizar o Product Backlog

Papel do PO - Realizar Priorização

Papel do PO – Realizar Priorização

Isso mesmo, para desempenhar um bom papel do po é necessário priorizar o product backlog.

E antes que você ache que isso seja algo que todos sabem, fica aqui uma verdade: Saber e fazer são coisas distintas.

Em alguns cenários o PO vai entender o valor de negócio mas irão existir dificuldades para priorizar o backlog, logo, conhecer técnicas de priorização deve ser mais que obrigação de um bom PO.

Algumas técnicas bem conhecidas e simples de aplicar são: MoSCoW, Story Mapping, Esforço x Valor e etc.

04. Realizar o Coach do Cliente

Papel do PO - Realizar o coach do cliente

Papel do PO – Realizar o coach do cliente

Quem não escutou algo do tipo: “O problema é que meu cliente não é ágil?” ou “O meu cliente não sabe o que quer”

São afirmações comuns, principalmente em ambientes de consultoria, bom, para executar um bom papel do po vai ser necessário atuar também como um coach do cliente.

Scrum Master é um agente de mudança interno, já o Product Owner é um agente de mudança externo.

Atuar realizando o coach do cliente com os valores ágeis, demonstrando como time ganha performance, como eliminar desperdícios do processo e demonstrando gargalos que podem ser gerados por processos do próprio cliente.

Realizar o coach do cliente é um fator decisivo de sucesso em projetos ágeis.

05. Trabalhar para o time

Papel do PO - Trabalhar para o Time

Papel do PO – Trabalhar para o Time

Trabalhar para deixar os itens do topo do product backlog da maneira com que o time precisa para ser desenvolvido. Ou melhor, deixa-lós ready.

Todo o trabalho de refinement que o PO atua deve ser direcionado para o que o time entende de bom para iniciar o desenvolvimento, logo, isso para ser um ponto importante do papel do po.

06. Saber otimizar a produtividade do time

Papel do PO - Otimizar Produtividade

Papel do PO – Otimizar Produtividade

Scrum Master faz o time ganhar produtividade, já o Product Owner deve utiliza-lá da melhor maneira possível.

A afirmação acima é algo que quando falamos assusta tanto SM’s, quanto PO’s. Mas é uma verdade, os dois trabalham em prol do melhor rendimento possível do time.

Sabendo disso, o que todo PO deveria fazer é utilizar o ganho de produtividade do time a seu favor. Vejo isso de duas maneiras:

  • Product Backlog priorizado de maneira correta.
  • Não criando soluções mirabolantes, ou seja, fazendo o simples.

O que mais vai dar consistência e velocidade ao time é uma constante de trabalho, por isso, fazer o simples ou melhor manter o mesmo padrão de trabalho a cada novo item da PB é uma maneira simples de otimizar e utilizar melhor a produtividade do time.

Assim, acredito que fazer um bom papel do po é manter a simplicidade.

07. Sabe falar não

Papel do PO - Saber dizer não

Papel do PO – Saber dizer não

Product Owner deve saber falar não, para o cliente, para o time e para quem for necessário. Ele deve estar convicto e certo do que é melhor para o produto/projeto.

Ai você deve ficar se perguntando: Mas e se o cliente quiser de qualquer jeito? 

Bom, se ele quiser de qualquer jeito, faça. Mas tenha uma certeza, algo não está bom e provavelmente é a atuação do PO. Não conseguir demonstrar o valor das decisões a serem tomadas é um excelente indicador da qualidade do trabalho de um Product Owner.

Logo, saber falar não com embasamento é sem dúvida parte importante do papel do po.

08. Saber falar SIM

Papel do PO - Saber Dizer Sim

Papel do PO – Saber Dizer Sim

Será que toda vez o PO vai estar certo?

Com andamento do desenvolvimento é normal que as pessoas em volta comecem a ganhar conhecimento de mercado, por exemplo, o próprio time provavelmente vai passar a ser um grande conhecedor do negócio e assim se tornar um questionador natural das decisões tomadas.

Logo, o Product Owner deve saber escutar e falar sim também, principalmente quando fizer sentido. Ou seja, não deve assumir que tudo que ele definir é verdade absoluta, isso é desempenhar um bom papel do po.

09. Não se torne um Gerente

Papel do PO - Não se torne um Gerente

Papel do PO – Não se torne um Gerente

Quando o Product Owner não consegue bloquear os desejos do cliente o que vai acontecer é que ele vai se transformar em um Gerente de Projetos.

Se o PO não consegue realizar com sucesso o coach do cliente, ele vai virar um “tirador de bilhete”, que mais vai estar preocupado em atingir uma data do que um objetivo, vai estar mais preocupado em fazer a sua reunião de status report do que o refinement.

Product Owner sem autonomia vai virar um gerente, porque é o que vai restar. Não que virar gerente seja ruim, não é essa a questão. É que quando isso acontece o que se perde é a direção de onde se quer chegar.

Assim, se o PO está transformando roadmap e cronograma, é hora de revisar o papel do po.

10. Seja dono do Produto, não do processo

Papel do PO - Seja dono do Produto

Papel do PO – Seja dono do Produto

É comum PO querer definir o processo que o time acredita funcionar, simplesmente por não confiar no time. Logo, quando isso acontece o foco no produto cai e como consequência os resultados caem.

Vai ser no momento que os resultados caírem, que a desconfiança do PO vai aumentar ainda mais, ou seja, vai virar um ciclo vicioso de maus resultados.

Se eu puder dar um conselho a todos Product Owner é: Foque no produto.

Em resumo o papel do po é sem dúvida a ponte do sucesso entre o problema e a solução. Assim, todo Product Owner deve estar focado em entender o mercado e suas alterações sem aviso prévio.

Além de entender que seu trabalho é “alimentar” o time da melhor maneira possível, para que se tenha os melhores resultados.

E como falei no inicio, o Product Owner vai ser o papel do movimento ágil que mais irá crescer nos próximos anos, assim, se destacar com resultados é algo que será um diferencial para quem deseja seguir essa área.

Share

Roberto Brasileiro

Desde de 2007 atua com Gestão de Projetos utilizando Métodos Ágeis, estendendo sua atuação para formação de pessoas e times de alta performance através de processo de Mentoring e acompanhamento.Já entregou valor nos mais diversos ramos como: Financeiro, Mineração, Educação, Automação e Telecom.Atualmente compartilha experiências através do MétodoÁgil.com (blog que Fundou em 2017) com textos, vídeos e ebooks. Também é Palestrante e Facilitador oficial de Management 3.0

You may also like...