Você já parou para pensar se o seu time e/ou os membros dele tem engajamento e estão felizes?
A relação entre Satisfação no trabalho e Engajamento é real, e comprovada. Pessoas com um alto grau de satisfação no trabalho possuem um maior engajamento e assim são mais produtivas.
Felicidade gera Engajamento que traz produtividade
Engajamento e o Ciclo da Satisfação
Um time engajado, com certeza irá produzir melhor, e você terá um cliente mais feliz. Logo, cliente satisfeito, se torna cliente leal, que irá trazer maior lucratividade e crescimento para a organização.
Mas, o que faz um time se sentir engajado com o que faz?
A resposta que vem a minha cabeça é: RESULTADO. Portanto, se seu time gera excelentes resultados, automaticamente ele é um time realizado e assim com alto engajamento.
Resultado, é a consequência do time ter a competência certa para o desafio correto.
Equilíbrio entre Desafio e Competência
Pense um pouco no seu trabalho, as atividades que você realiza são desafiadoras? Ou são fáceis demais? Ou difíceis demais? Acredito, que você e seu time vivem as três questões diariamente.
O fato é que, medir a relação entre o desafio e a competência é uma ferramenta valiosa para se criar times engajados.
Mas como medir isso? Como perceber se meu time está enfrentando esses problemas?
Decifrando grandes desafios!
Times que estão enfrentando desafios maiores que eles mesmo, possuem características únicas e latentes. Desmotivação, falta de foco e forte união dos membros do time.
O que? FORTE UNIÃO?
É isso mesmo, uma forte união dos membros vai surgir, acompanhe meu raciocínio.
A Desmotivação vai surgir pela falta de resultado, o time vai começar a desacreditar nas suas competências e qualidades. Falta de Foco, vem em consequência da desmotivação. Ou seja, se eu não estou motivado, vou procurar na internet(por exemplo) o que pode me motivar.
Forte União, a união vem do sofrimento em comum! O time vai sofrer as mesmas dores e
como uma tribo, eles certamente irão se unir, contra tudo e contra todos. É um comportamento natural do ser humano, e é uma característica importante nesse processo.
Se seu time apresenta essas características, é um forte indicador de desequilíbrio na balança entre Desafio e Competência.
[epico_capture_sc id=”348″]
Equilibrando a Balança
Para equilibrar a balança você terá que entender onde está a principal “dor” do seu time. Ela provavelmente vai estar em dois lugares:
- Conhecimento Técnico do seu time
- Conhecimento de Negócio
Convide seu time a fazer um mapa de conhecimento, levante quais são as grandes virtudes técnicas e de negócio que ele possui. Isso será um grande insight de melhoria da balança.
Se no conhecimento técnico seu time apresenta gaps técnicos, e hora de priorizar treinamentos, workshops, dojos e etc. Ou seja, está na hora de investir nas pessoas, isso irá trazer conhecimento e ao mesmo tempo motivação, pois as pessoas se sentirão valorizadas.
Agora, se seu time tem conhecimento técnico acima do desafio, você tem um problema maior. Nesse caso, as pessoas se desmotivam por não serem desafiadas.
Nessa situação, é hora de começar a pensar em inovações dentro do próprio projeto. Fomentando o próprio time a sugerir quais seriam, isso vai trazer evolução técnica do seu time e também melhorar o seu projeto/produto.
Caso seu time, tenha gaps de negócio, uma boa estratégia é realizar pequenas palestras, organizadas pelo próprio time com temas relacionados ao projeto em questão. Inclusive, se conseguir envolver o Product Owner/Cliente você ainda vai gerar sinergia entre eles.
Resumindo
Medir e manter a balança entre o Desafio e a Competência do seu time é de suma importância para a formação de um time engajado.
Eu já vivenciei o desequilíbrio da balança e não indico a experiência para ninguém. É realmente uma situação, que chega beirar o caos. O que descrevi nesse post, foi exatamente o que fiz e que deu um resultado positivo.
E você? Seu time é um time com engajamento? Deixe agora seu comentário, dizendo o que achou desse post.
[epico_capture_sc id=”348″]
Já curtiu nossa página no Facebook? Então curte agora, lá temos conteúdos que não temos aqui.