Seja sincero, qual foi a última planning boa que você participou?
Não se lembra? Então você vai gostar das dicas para sprint planning que teremos nesse infográfico.
As reuniões de Planning são as mais fáceis de se perder o foco e a eficiência, isso por que é sem dúvida o rito mais massante do Scrum. E quando não fazemos de maneira assertiva acabamos desperdiçando o tempo do time, uma vez que não conseguimos ser produtivos.
Porém, mesmo sendo pouco produtivo, o que vejo são Scrum Masters repetindo a cada sprint os mesmo erros, e o time cada vez mais cansado de fazer a sprint planning.
Faça agora um diagnostico da sua planning e veja se ela é uma reunião produtiva ou improdutiva.
[epico_capture_sc id=”679″]
Sintomas de uma Sprint Planning chata!
Agora é muito simples, abaixo temos alguns itens para você avaliar sua sprint planning.
É simples, se você se identificar em algum deles é bem provável que sua planning seja improdutiva e chata.
Meu objetivo aqui não criticar a maneira como você faz, pelo contrário é te ajudar a enxergar problemas que as vezes você ainda não viu e que estão minando o sua produtividade, qualidade e entrega.
Avalie agora como está sua planning.
Dicas para Sprint Planning: Evite planning eternas!
O maior sintoma de planning chata é a duração. Se você acredita que plannings devem demorar ou que isso é normal, você está fazendo algo errado.
Não tem nada mais chato do que ficar 08 horas (ou mais) em reunião. E quando isso é com o time todo a tendência é de falta de foco no que estão fazendo. Logo, você vai ter um planejamento falho.
Se sua planning dura mais de um dia tem algo errado, talvez seja hora de revisar a maneira como você está fazendo o refinement dos seus itens de backlog. Ou rever, a dinâmica da sua reunião, pode ser isso que está fazendo se estender.
[epico_capture_sc id=”679″]
Dicas para Sprint Planning: Fazendo o refinement na planning
Pare 1 minuto para pensar: Qual o objetivo da sprint planning?
A resposta é simples, o objetivo da planning é fazer com que o time planeje tudo que ele vai fazer no próximo sprint.
Logo, para que alcance o objetivo é necessário que os itens do Product Backlog estejam refinados e prontos para que o time trabalhe em cima deles. Ou seja, é necessário que esses itens estejam Ready.
Pelo menos é assim que deveria ser, mas o que se tem é o contrário.
É muito comum o refinement acontecer dentro da planning e dessa maneira o foco da reunião é alterado para a definição do que é cada item de backlog. Isso vai tornar sua planning mais longa e será um desperdício total.
Se você está fazendo isso, pare de fazer agora mesmo, poupe seu time e você disso. Reserve um tempo para fazer o refinement, respeite o conceito de Ready. Faça isso uma vez e veja a diferença que vai acontecer.
Dicas para Sprint Planning: Product Owner não está presente
Segundo o Scrum Guide na planning devem estar presentes todo o Scrum Team, ou seja, Scrum Master, Product Owner e Time.
Se algum desses está faltando é sinal de problema.
Porém, para a surpresa geral é comum o Product Owner não estar presente. Logo o papel que prioriza o product backlog, que define o que é cada item a ser desenvolvido e que também define a meta do sprint.
Ou seja, sem ele a pergunda que faço é: Como você faz a sua planning?
Se o seu Product Owner não está sempre presente na sprint planning é o momento de você o chamar para participar, afinal de contas quem dá a direção para o desenvolvimento é ele.
[epico_capture_sc id=”679″]
Transforme sua planning com dicas simples!
Nesse infográfico temos dicas para sprint planning que a primeira vista são simples, mas que mesmo assim muitos projetos não seguem.
Pare de fazer uma Sprint Planning chata, faça ela se tornar produtiva e útil.
Sem uma planning bem feita, você provavelmente terá problemas de produtividade, qualidade, previsibilidade e de entrega. Então, dê importância para esse rito.
Deixe seu comentário dizendo o que achou do infográfico, sua opinião é muito importante para a direção do nosso trabalho.