O que são Métodos Ágeis?
Os métodos ágeis são uma abordagem ao modelo de gestão tradicional de projetos. Onde se tinha o desenvolvimento de produtos divido por etapas bem definidas. Já os Métodos Ágeis possui iterações curtas, onde o resultado é medido através de produto pronto.
O modelo de entrega ágil é baseado em ciclos iterativos e incrementais, o que traz flexibilidade e adaptabilidade. Uma característica importante é a inspeção e adaptação dos ciclos e iterações, focados em gerar melhoria contínua para as equipes e processos.
Algumas definições dizem que os Métodos Ágeis são contra a documentação e burocracia, porém eles estão é focados no que realmente irá agregar valor ao processo produtivo.
Ambientes ágeis de desenvolvimento normalmente são construídos por equipes que tem autonomia e que são capazes de se auto-organizar em busca de objetivos e metas.
Atualmente a utilização dos Métodos Ágeis é global. Isso pelo motivo das metodologias ágeis serem mais produtivas e eficazes do que os modelos tradicionais.
Origem dos Métodos Ágeis
Após a segunda guerra mundial a Toyota criou o TPS (Toyota Production System) também conhecido como Lean Manufacturing. Era uma sistema de produção enxuto, que era focado na redução de custos através da redução dos desperdícios.
Muitas pessoas ligam a origem dos Métodos Ágeis com a abordagem da Toyota e ao Lean. Outros ligam ao artigo The New New Product Development Game escrito por Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, onde os autores abordam uma seria de características de produção iterativa.
Mas esse “link” existe pela similaridade dos conceitos, pois na verdade o termo Método Ágil surgiu durante a formação do Manifesto Ágil em 2001.
O Manifesto Ágil
Em 2001 um grupo de 17 pessoas se reuniram para discutir sobre uma nova abordagem para a gestão de projetos de software. Ao final dessa reunião todas as pessoas presentes assinaram o que é conhecido como Manifesto Ágil.
Esse manifesto é composto por quatro valores, são eles:
Desde de então os Métodos Ágeis passaram a seguir esses valores na totalidade, ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, os itens da esquerda também são importantes.
[epico_capture_sc id=”409″]
Tipos de Métodos Ágeis?
Sem dúvida nenhuma o Scrum e o Kanban polarizam a utilização global dos Métodos Ágeis. Mas existem outros onde cada um tem a sua maneira de abordar a agilidade. Abaixo um breve resumo sobre os métodos mais utilizados ou mais conhecidos.
Scrum
É um framework para gestão de projetos que tem um abordagem iterativa e incremental. É ideal para projetos de alta complexidade e que tenham um objetivo bem definido.
Segundo o State of Agile é o método ágil mais utilizado no mundo com quase 80% dos projetos.
Se quiser saber mais sobre Scrum, temos um manual completo e prático aqui.
Kanban
Kanban não é apenas um quadro na parede, pelo contrário, ele é um método de gestão focado em fluxos de valor. No Kanban a evolução do processo é constante, devido a visibilidade de problemas que ele traz.
XP
Extreme Programming é uma metodologia ágil que tem como valores principais comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. É uma excelente abordagem para equipes pequenas e que tem constantes mudanças de escopo.
É sempre bom lembrar que o XP “nasceu” antes do Manifesto Ágil.
FDD
Feature Driven Development é uma metodologia ágil que é guiada pelo desenvolvimento de funcionalidades. Basicamente no FDD existem duas fases no desenvolvimento de uma funcionalidade que é a concepção e construção.
É um método bastante enxuto.
Lean Startup
Apesar de ter nascido dentro dos conceitos de Startup, o Lean Startup é um método bastante utilizado no desenvolvimento de produtos. Esse método é fortemente indicado para validação de ideias e hipóteses.
O Lean Startup é constituído por 03 passos: Construir, Medir e Aprender.